Como são fabricados os moldes das Piscinas de Fibra?

Publicado em: 23/01/2017 Autor/fonte: Equipe do ePiscinas

Passo 1: O Padrão.

Começaremos com algo simples que todos nós estamos familiarizados, como por exemplo: gelatina! Vamos dizer que queiramos criar uma gelatina com um formato qualquer, como por exemplo uma máscara. A fim de fazer isso, há um item que teríamos de ter: um molde da máscara. Mas aonde conseguimos o molde? Há um passo antes da produção de qualquer molde, e é chamado de padrão.  

O padrão é feito na forma exata  que você quer seu produto acabado fique. Então, se quiséssemos criar uma gelatina em formato de máscara, primeiro criaríamos nossa máscara na forma precisa que queremos que ela leve, então nós construimos nosso molde a partir disso. O Molde é a ferramenta que necessitamos criar para produzir a gelatina no formato final.

As piscinas de fibra de vidro basicamente funcionam da mesma maneira. A criação de um novo projeto começa com um padrão. Este padrão é construído usando madeira, fibra de vidro, corpo de enchimento, e primer. Quando concluído, o padrão é a forma exata do piscina terminada.

 

Passo Dois: O Molde  

No mundo da fabricação de piscinas de fibra de vidro, os moldes são tudo. Você pode ter a melhor instalação, o melhor equipamento e as melhores pessoas, mas a qualidade da sua piscina não pode exceder a qualidade do seu molde. Isso ocorre porque a superfície da piscina irá espelhar quaisquer defeitos existentes no molde. Por conseguinte, o processo de fabricação de moldes é crítico para ter uma piscina de alta qualidade . 

A produção do molde pode ser dividida em cinco fases:

  1. Camada de gel
  2. Laminação
  3. Quadro
  4. Remoção do molde do padrão
  5. Preparação do molde

 

Fase 1: O gel é aplicado ao padrão.

Quando o molde está finalizado e for removido do padrão, é esta superfície que irá se separar da superfície do padrão. Consequentemente, esta superfície acaba sendo o acabamento exterior do molde. A superfície sobre a qual as futuras piscinas de fibra serão construídas.

Fase 2: A Laminação do molde

A fase seguinte na construção do molde é adicionar a estrutura, aplicando camadas múltiplas da fibra de vidro. Uma vez que uma espessura especificada é alcançada, madeira de balsa é colocada sobre toda a superfície, seguido por mais fibra de vidro

molde necessário para construir a piscina de fibra

A madeira adiciona uma camada almofadada que permite que ao molde suportar a extrema mudança de temperatura resultante de calor exotérmico da reação química que ocorre quando a fibra de vidro cura. Ela também protege o molde contra as tensões de elevação e transporte. O uso da  balsa em moldes é comum na indústria de barcos, no entanto, a maioria dos fabricantes de piscinas de fibra de vidro não usam balsa em sua construção do molde. 

Fase 3: Quadro do Molde

É fundamental que os moldes de piscinas de fibra-de-vidro sejam devidamente reforçados. Eles estão constantemente sob o estresse das manobras e desmoldagem dos cascos de piscinas. É por isso que é fundamental que o molde tenha uma estrutura de quadro interior que pode suportar este estresse e permitir que o molde mantenha sua forma original. O quadro de aço é anexado ao molde, envolvendo folhas de fibra de vidro em torno de seções de aço e sobre a superfície de fibra-de-vidro do interior do molde. 

Fase 4: Remoção do Molde

Uma vez que a armação de aço está completa, é hora de remover o molde do padrão. É um processo delicado pois todo o esforço empregado na construção do molde será testado! O Molde é içado e se separa do padrão.

Fase 5: Preparação do Molde

Uma vez removido, o molde é virado para cima, com o lado laranja para cima (o lado da primeira camada de gel), que é como ele vai permanecer o resto da sua vida. Em seguida, a superfície do molde é lixada, polida e tratada com selantes especiais e agentes de liberação para evitar que os cascos das piscinas que serão construídas sobre ele dêem aderência. Então estamos prontos para começar a construir piscinas! Mantendo o molde corretamente, você poderá construir piscinas nesse formato para sempre!

 

       
 

EPiscinas, orçamentos, piscinas para sua casa, condomínios, empreendimentos, academias, clubes.

Você é lojista do Seguimento de Piscinas? Clique aqui.

 

Site seguro Google